Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Antoine de Saint Exupéry -




Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, conhecido pela autoria do livro “O Pequeno Príncipe”. Entre outras famosas frases, podemos destacar: “O essencial é invisível aos olhos”.

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry nasceu em Lyon. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Teve educação no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix. Depois, estudou no colégio de maristas, em Friburgo, na Suíça. Entrou para o serviço militar na aviação depois de ter sido reprovado para a Escola Naval.

Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Atuou também como piloto de linha. Foi cabo militar no sul de Marrocos, negociando com pilotos detidos nos acidentes ocorridos naquele local.

Antoine de Saint-Exupéry escreveu em jornais e revistas francesas. Assuntos como a guerra civil e a ocupação alemã da França foram temas recorrentes em seus textos.

Seu livro mais famoso é o “Pequeno Príncipe”, cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário, a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida.

Antoine de Saint Exupéry morreu num acidente de avião, em 31 de julho de 1944, provavelmente, perto da baía de Carqueiranne, em Toulon. Seu corpo não foi identificado.

FONTE : e-biografias.net