Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

AS CASAS DA VIDA DO EGITO ANTIGO E DE HOJE - Luiz Guilherme Marques - Lançamento

   Este livro destina-se, não a reviver o que está no passado,
num saudosismo que a nada leva, mas sim pretende, como um
dos nossos propósitos, mostrar a antiguidade do
Conhecimento, sendo que, na verdade, os egípcios receberam
a herança cultural dos antigos habitantes de Mu, o continente
desaparecido, conforme, inclusive, certificado por James
Churchward, tudo isso que está no seu livro “O Continente
Desaparecido de Mu”.
Hoje em dia, por um grave desvio ético, os terapeutas em
geral se dividem em profissionais e amadores, sendo os
primeiros geralmente comprometidos perigosamente com o
dinheiro e os diplomas e desprezam o trabalho dos segundos,
chegando ao ponto do Código Penal brasileiro ameaçar esses
últimos com condenações criminais na figura do crime do curandeirismo.

TODAS AS SAGAS 1 - Marcelo Cavalcante









TODAS AS SAGAS 1
(Movimentos / Sol Rente / Ao pé do fogo / Todas as sedes)


Saga dos perplexos é um Conjunto de Obra composto por 22 livros (e mais 6 volumes como Todas as Sagas – 702 páginas cada), que retrata um século da existência de determinada região nordestina, mais precisamente o sertão do Cariri, no Ceará.
O primeiro volume, “Movimentos”, foi lançado em 1977, com prefácio do mestre Octávio de Faria, da Academia Brasileira de Letras. Após este lançamento inaugural, o autor foi considerado um dos melhores escritores da sua geração e a importância dos elogios da crítica literária da época ganham singular solidez, posto que tais e tantas apreciações vieram de profissionais que não conheciam o autor pessoalmente. Foi neste exato momento que ele mudou radicalmente o traçado de sua vida, retornando ao espaço acadêmico o qual trilhou com brilhantismo tanto como aluno (graduações, mestrado e doutorado) quanto como pesquisador e docente.

Para uma análise do Conjunto de Obra, se faz necessário efetuarmos um mergulho na fantástica arquitetura de Saga dos Perplexos, uma obra ambiciosamente planejada e executada com talento, paciência, argúcia, perseverança e trabalho. Muito trabalho.
Não obstante ter escrito mais de uma centena de livros e de ter contribuído nas mais variadas formas literárias (poesias, haicais, memórias, contos, crônicas, romances, jornalismo, etc.), entendo que a sua obra maior se encontra, indubitavelmente, nas mais de cinco mil páginas que compõem a Saga dos Perplexos, onde se estrutura um calidoscópio de um pedaço da história nordestina quase esquecida pela modernidade avassaladora.

Na verdade, ao longo de 22 volumes da Saga dos Perplexos, Marcelo Cavalcante escreveu um único e impressionante romance, no qual os personagens principais são o meio e a sina dos viventes que lá habitaram. Trata-se de apreender artisticamente um século de existência de uma região nordestina e, através deste intento, descortinar a cultura que tanto contribuiu para uma identidade nacional e que tal influência perdura, subjacente aos modernismos, até a atualidade. Para esta consecução, a idéia mais aproximada é o desembolar de um novelo de inúmeras pontas onde todas elas se robustecem em trilhas e atalhos que se interpenetram e redundam em uma única história fabulosa. Ideação de infinitos labirintos numa ousada proposta de reconfiguração de uma esfinge indecisa entre o decifrar e o devorar de uma arte intensa e pulsante num tempo de artificialismo, comiseração e conformismo.